SALICUS
Revista de Música Litúrgica
Contactos
253 203 300
Notícias da Arquidiocese de Braga

SEPARATA 7-10

A SALICUS associa-se à celebração do 5º Congresso Eucarístico Nacional dedicando-lhe este número quádruplo da sua Separata.

Ao compositor Fernando Lapa pedimos uma Cantata eucarística para coro e orquestra partindo de uma sugestão de vários cantos tradicionais associados ao culto eucarístico. Eis como ele próprio descreve o seu procedimento: “A cantata está dividida em 3 partes, procurando agrupar cânticos diversos mas com algumas afinidades entre si, desde os mais tradicionais, os populares, mais recentes, de autores de referência. Sempre procurei respeitar a escrita de cada um, tanto nas melodias como nas harmonizações com assinatura. Em boa parte dos casos escrevi elementos de ligação, entre os cânticos, algumas vezes a partir de melodias conhecidas (como é o caso de Santos Anjos e Arcanjos) ou comentando de forma por vezes mais camerística uma ou outra melodia (como sucede com Meu Deus eu creio e diversos outros casos. Resolvi fazer do Tantum ergo de Manuel Faria (em Português) o cântico de referência da parte final (III), como se percebe pela partitura dessa parte. É também uma espécie de homenagem que assim quero fazer ao decano dos muitos e ilustres compositores bracarenses. A base desta minha escrita orquestral é o coro, o órgão e uma pequena ou média orquestra de cordas, alargada com diversos sopros solistas (mais madeiras, que metais, dado o carácter e ambiente das obras). Quanto à distribuição das vozes ou à utilização de solistas em um ou outro momento, isso fica naturalmente ao gosto, ao critério e aos meios disponíveis. Se necessário, poderá fazer-se alguma mudança na instrumentação. Faço notar que editei cada uma das 3 partes como peça isolada. É mais fácil para a edição digital e não coloca nenhum problema para a impressão e uso dos materiais que estão devidamente identificados, já que são muitas dezenas de páginas.”

Ao compositor Eurico Carrapatoso foi pedido que musicasse o Hino do 5º Congresso Eucarístico Nacional. O poema é do poeta vimaranense Carlos Poças Falcão e foi escrito expressamente para a ocasião. O autor confiou-nos a tarefa de acrescentar um refrão ao poema para permitir a participação da assembleia e que retomasse a temática do 5º Congresso. Num primeiro momento, Eurico Carrapatoso escreveu a melodia com acompanhamento. Ele descreve nestes termos a forma como abordou este trabalho: “Concedo que uma parte da música que achei já existisse na própria toada dos versos do poema de Carlos Poças Falcão. Deixei a prosódia das palavras fluir na barcarola rítmica do pêndulo ternário e observei o pedido expresso que vinha no convite: compor uma peça simples que pudesse ser partilhada nos seus refrães pela assembleia. Simplicidade? Não se fala mais nisso, não fosse essa palavra-chave mel para os meus ouvidos.” Posteriormente foi pedido um arranjo orquestral.

Estas duas peças são criadas no segundo dia do 5º Congresso Eucarístico Nacional na Sé Catedral de Braga pelo Coro e Orquestra da Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica – São Frutuoso dirigidos por André Carvalho. A qualidade dos compositores e autores garante que estas obras serão já um bom fruto deste Congresso Eucarístico.

P’la Direção

Hermenegildo Faria

 

Ver notícia publicada no Jornal “Diário do Minho”, 24-05-2024